Home‎ > ‎

UFAM




A Universidade Federal do Amazonas (UFAM) é uma instituição de ensino superior pública brasileira, sendo a maior universidade do estado do Amazonas e uma das principais da Região Norte do Brasil. É a instituição de ensino superior mais antiga do Brasil, originando-se da Escola Universitária Livre de Manáos, fundada em 17 de janeiro de 1909. Mesmo com a extinção da Escola, permaneceu a Faculdade de Direito, que deu continuidade ao modelo atual do centro universitário. O fato foi registrado em 1995 no Guinness Book, o livro dos recordes.

A instituição é a única de caráter pública federal existente no Amazonas. O campus principal da universidade situa-se em Manaus, constituindo-se no maior fragmento florestal urbano do Brasil dedicado à uma instituição superior de ensino, além de ser o terceiro no mundo, com 6.700.000 metros quadrados. A Universidade Federal do Amazonas possui, em sua rede de ensino, 109 cursos de graduação, 40 de stricto senso e dezenas no latu sensu, além de 645 grupos de pesquisa.  Do outro lado, o Ranking Universitário Folha (RUF), de 2014, avaliou os cursos de Medicina, Farmácia, Engenharia civil e Serviço social como os de melhor qualidade de ensino na universidade, ocupando as posições 13ª, 13ª, 16ª e 18ª em nível nacional, respectivamente. O mesmo ranking apontou que os cursos de Nutrição (165ª), Matemática (153ª), Ciência da computação (153ª) e Arquitetura e Urbanismo (137ª) são os de menor qualidade entre os cursos da universidade avaliados.

O Ranking Universitário Folha (RUF) colocou a universidade como a 40ª melhor instituição de ensino superior do país em 2014.